domingo, 2 de dezembro de 2007

Organizando a rouparia

Armários próprios para rouparia são práticos na correria do dia-a-dia, além disso armários de rouparia são uma delícia para se olhar quando estão organizados.
Escolha um armário em sua casa que seja usado com menor frequência para que possa ser o armário da rouparia. Pode ser o armário do segundo quarto ou do corredor e mantenha esse armário sempre em bom estado. Caso você não tenha um armário para guardar a rouparia, mantenha os jogos no ambiente onde costumam ser usado.




Independente do local que você escolher para guardar sua rouparia, elas devem ser dobradas de acordo com o espaço para ficarem bonitas e organizadas.

Para facilitar a vida das grandes famílias, vale a pena adotar um sistema de cores ou seja, cada pessoa da família tem uma cor que ajuda a identifica suas toalhas e lençóis, isso facilita muito.
Outra dica importante para organizar qualquer armário é que tudo o que se usa com menor frequência deve ser guardado na parte mais alta do armário.

Para organizar sua rouparia separe por categoria:
- Toalhas;
- Roupa de cama;
- Edredons;
- Etc.

Quatro jogos são suficientes por casal ou pessoa e não ocupam muito espaço no armário, então antes de começar a organizar, faça uma triagem e livre-se dos jogos de cama em excesso ou com peças faltantes. Se você tiver mais peças que as citadas acima, selecione os 4 melhores jogos e doe o que sobrou. Tem sempre alguém precisando. Com certeza, não fará falta para você e vai facilitar muito a organização da rouparia.

A lista abaixo é de roupa de cama e banho que se precisa ter em casa:
- 4 jogos de cama;
- 4 jogos de banho que combinem;
- Cobertor ou edredom sempre liso e neutro;
- 4 toalhas para lavabo.

Caso você tenha um quarto de hóspedes em sua casa ou sempre receba visitas, não esqueça do jogo de cama, banho e cobertor para eles.

Arrumação na Prática

Lençóis
Para organizar os lençóis no armário, você deve dobrá-los e guardá-los por categoria. As roupas de cama devem ser guardadas num volume só: lençol de vira e fronha devem ser guardadas dentro da dobra do lençol de fora, dá para usar este outro truque simples: Coloque o lençol, sobre lençol e fronha dentro de uma das fronhas do conjunto e depois faça as pilhas de acordo com o tamanho de cada jogo (Super King, King, queem, casal, solteiro, mini cama, berço).

Para dobrar lençol de elástico:
1. Vire o lençol do avesso. 
2. Encaixe cada uma das mãos em duas das extremidades com elástico. 
3. Junte as mãos e coloque uma extremidade dentro da outra, alinhando os elásticos. Isso vai formar uma espécie de bolso.
4. Mantenha uma mão dentro desse bolso e com a mão livre, traga as outras duas extremidades do lençol. 5. Ajeite cada uma sobre o bolso.
6. Mantenha os elásticos alinhados. Coloque o lençol sobre uma superfície lisa, com os elásticos virados para cima.
7. Esconda o elástico: dobre uma das laterais com elástico em direção ao meio e depois cubra-a com a lateral oposta, que não tem elástico.
8. Dobre o retângulo formado ao meio quantas vezes quiser até ficar do tamanho que se deseja.

Para assistir o vídeo de como dobrar lençol de elástico clique aqui.



Toalhas
Para organizar as toalhas, faça uma muda com as toalhas, a de rosto vai dentro da de banho. Para economizar espaços a dica é guardá-las em rolos.
Toalhas de banho devem ser lavadas semanalmente ou conforme a necessidade. Quando lavá-las na máquina, coloque apenas metade do amaciante no reservatório do produto e complete o restante com água ou ainda substitua o amaciante por vinagre branco, as toalhas ficam super macias. As toalhas ficarão mais limpas se colocar uma colher de bicarbonato na água do enxágue.
Toalhas de lavabo podem ser guardadas em pé, enroladinhas, assim ocupam menos espaço. Outra boa ideia é colocar uma cesta com toalhinhas enroladas sobre a pia do lavabo.

Edredons e cobertores 
Os edredons devem ser lavados no final do inverno. Espere até 4 dias para guardá-los pois geralmente demoram para secar completamente.
Para ganhar espaço, cobertores, colchas e edredons finos podem ser guardados em fronhas de algodão compradas avulsas no mercado. Os edredons maiores devem ser ensacados com embalagem apropriadas, o mais indicado é um plástico grosso, pode ser saco especial para esse fim ou um saco de lixo de boa qualidade. O importante é retirar todo o ar com um aspirador de pó e vedar bem depois com fita adesiva , pois sem ar dentro do plástico, não haverá pó nem insetos.
Você também pode guardar essas peças nas gavetas embaixo da cama ou dobrá-las bem direitinho e encaixar no maleiro do armário.



Você tem alguma dica? Gostaria de saber. Deixe um comentário.
Até a próxima!
Paula Fuzeto

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sou uma fly, quero dizer q estou aprendendo bastante com o grupo e com seu blog, estou adorando, a todo instante eentro aqui pra vê se vc já postou alguma novidade. Abraços carinhosos

Paulinha disse...

Legal, Obrigadas pelas visitinhas!!!
Se tiver alguma dúvida é só perguntar que pesquiso e faço um post.
bjs
Paulinha

Paulika (Fly) disse...

Oi Paula, tudo bem? Seu blog está ótimo!! Muitas dicas q nos ajudam pacas na hira da arrumação... Como vc sabe estou (ainda) de mudança e sempre que vou ajeitar alguma coisa entro aqui pra ver como fazer.. hihi Seu blog já está nos meus favoritos... Bjão

Paulinha disse...

Valeu amiga!
Venha sempre e fique à vontade para mandar sugestões.

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails