quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Organizando brinquedos

O quarto das crianças é muito mais que um lugar para dormir, é também um refúgio para a expressão de vontades e por isso deve refletir a fase de quem o ocupa. Se o quarto das crianças estiver adaptado e organizado de acordo com suas necessidades, fica fácil fazer com que as crianças colaborem na manutenção da organização deste ambiente que é só delas. Se estiver bagunçado fica difícil de brincar e desenvolver outras atividades acaba sendo estressante.
Tenha paciência e bole estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.



Delimitação de Espaços
Divida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas. Separar espaços específicos para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, vestiário, computador entre outros, dependendo dos interesses de seus filhos, faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.

Descarte de Brinquedos Velhos
Separe os brinquedos que estão quebrados, com peças faltando e jogue fora. Tire alguns dos brinquedos mais velhos de circulação. Separe também os que elas não brincam mais e encaminhe para doação. Quando elas ganharem um brinquedo novo, e ele não couber na caixa, incentive a doar um antigo. Além de ajudar a manter a ordem e não acumular tralha, ensina a criança a ajudar quem precisa e a compartilhar. 



Miudezas, Figurinhas e Revistas

Guarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças. Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.Use caixas de plástico colorido para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abri-las. Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.




Brinquedos e Livros
Ao organizar brinquedos e livros, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis. Prefira prateleiras a caixas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar.Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

Jogos e Quebra-Cabeças
Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.

DICAS
Utilize rótulos com figuras para as crianças menores. Dessa forma você as ajuda a exercitar a memória e adquirir habilidades.
Armazene em recipientes plásticos transparentes: são fáceis de lavar e não escondem o seu conteúdo.
Armazene em gavetões plásticos. Separe as gavetas por tipo de brinquedo. Exemplo: Primeira Gaveta: Musicais, alfabeto, médico e marcenaria aproveitei potes de sorvete pra colocar as peças miúdas. Segunda Gaveta: material escolar, lousa, pasta com bloquinhos, pasta com cadernos de pintura, case com carimbos, lap top, caixa com lápis de cor, escrever, borracha, apontador e estojo com canetinha, Terceira Gaveta: Brinquedos de Montar e encaixar.
Armazene em Caixas Plásticas (em baixo da Cama ou em um canto): Brinquedos de casinha, copos, xícaras, talheres, ferro, avental, panelinhas, etc Separe os brinquedos por categoria, carrinhos, caminhões, motos, aviões, de montar, de encaixar, barbie, polly, casinha, escolinha, depois organize em recipientes, potes caixas, etc e tal.

Defina a regra: brincou tem que guardar!!!! E só brincar com outro brinquedo assim que o anterior estiver guardado.

Até a próxima!
Paula Fuzeto
Blog Chega de Bagunça

2 comentários:

Anônimo disse...

Este blog é muito útil! Parabéns e um abraço.

Paulinha disse...

Valeuzão!!!
Bjs e Volte sempre

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails