terça-feira, 25 de dezembro de 2007

S.O.S das Manchas

Guia para tirar manchas



Manchou a roupa manchada na hora de lavar?
Quando lavar roupas, separe as roupas brancas das roupas coloridas e lave-as separadamente. Faça o mesmo na hora de pendurá-las no varal para secar, pois às vezes por descuido uma roupa clara na hora de lavar pode ser manchada por uma roupa colorida. Caso isso aconteça o primeiro passo para resolver este problema é não deixar esta roupa secar com a mancha. Imediatamente coloque-a em uma panela com água e um pouco de sabão em pó. Ferva ligeiramente e a mancha será removida. Se necessário esfregue o local e lave a peça normalmente. Por isso preste muita atenção na hora de pendurar a roupa para secar, com ela molhada é mais fácil resolver o problema.

Outra opção para se livrar da mancha é pegar em uma panela que caiba a roupa manchada, ferver com água suficiente para cobrir a roupa em questão. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar na panela com a roupa e deixe ferver ate que a mancha desapareça. Esse truque só serve para roupas que não encolhem e de algodão. Não pode ser feito em tecido sintético, e no caso de roupa colorida, verifique se a cor é firme.

Mistura para lavar roupa encardida
4 litros de água
1/2 kg de sabão em pó
1kg de bórax ou ácido bórico - comprado em farmácias

Leve a água ao fogo, quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo - não há necessidade de ferver a água. Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde. Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) - bem cheia. Para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá) * este é um ótimo preparado para se ter em casa, para lavar roupas sujas ou para clareá-las. Mas faça um teste, se a roupa for de cor.

Mancha de ferrugem
As manchas de ferrugem em camisas e roupas, costumam criar um aspecto desagradável. Mas você pode facilmente removê-las com ingredientes simples. Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha e em contato com o tecido. Dê preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar o local bem úmido. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.

Mancha de coca-cola
Manchas provocadas por coca-cola são das mais difíceis de serem removidas. É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local e depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.

Mancha de mofo
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação. Pode substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lave com água e sabão e pendure num cabide, ao sol.

Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair, mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.
Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágue e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágue novamente e deixe secar. Nos tecidos de cor, é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.
Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Mancha de sangue
Coloque leite sobre a mancha e deixe o leite agir por algum tempo, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente. A mancha pode estar seca ou não.

Mancha de fruta
Se você deixou cair alguma fruta em sua roupa e manchou, coloque leite morno em cima da mancha. A roupa deve estar seca. Deixe um pouco de molho e depois esfregue com as mãos até a mancha sair, agora lave de forma habitual. Você vai ver que removerá a mancha sem nenhum problema.


Mancha de gordura
Manchas de gorduras são removidas com sabonete e água quente. Outra sugestão é usar talco comum sobre a gordura e deixar agir por algum tempo, até que o talco absorva a mancha. Lave em seguida.

Mancha de caneta
Manchas de caneta são removidas com algodão embebido em álcool, trocando o algodão toda vez que estiver impregnado de tinta ou deixe o local embebido com leite.

Mancha de Vinho
Cair bebida na roupa só é bonito em comercial de TV, se vinho ou qualquer outra bebida colorida cair em sua roupa, jogue água morna imediatamente que pode ser aquecida rapidamente em microondas. Outra opção para remoção do vinho tinto é usar vinho branco ou usar loção de barbear. A espuma remove a mancha.
Mancha de suor
Manchas amareladas de suor podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo. Depois coloque a peça de molho.

Mancha em tapete/carpete
Vinagre de maçã diluído em água é ótimo para limpeza de tapetes ou carpetes.

Mancha de barro
Manchas de barro pode ser removida depois de seca com uma boa escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.

Mancha de graxa ou óleo
Aplique detergente de cozinha sobre a mancha e após lavagem passe a ferro sobre papel absorvente.

Mancha de molho de tomate
Misture uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água morna, molhe a mancha. Coloque uma colher de chá de amônia em 1/2 copo de água, aplique sobre a mancha. Passe uma esponja com detergente neutro e enxágue com água limpa para retirar o excesso. Espere secar.

Mancha de desodorante
Pegue uma esponja bem limpa, umedeça-a com água oxigenada e esfregue na parte manchada do tecido. Depois de alguns segundos lave normalmente com água morna e sabão em pó.
Outra opção é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.

Mancha de ferro de passar
Remova a mancha usando solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.
A segunda opção é umedecer a mancha com amônia e em seguida, espremer suco de limão, estes produtos reunidos produzem certas efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente.

Mancha de maquiagem
Pó facial e base
Retire com vinagre branco. Se o tecido for de seda, use água oxigenada 20 volumes.

Blush
Retire com álcool puro. Se não sair retire com algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos, repasse com um pano úmido.Se a macha é reticente, passe vaselina líquida imediatamente após manchar a peça.

Baton
Aplique removedor não inflamável - tipo benzina - no avesso do tecido e ponha toalhas de papel ou tecido embaixo da área manchada ou seja, embaixo da mancha, uma vez que você está aplicando removedor no avesso. Se não sair totalmente, use um produto para pré-lavagem e enxague, caso ainda não funcione, esfregue a área manchada com detergente líquido de lavar louça e lave com água morna ou embeba um pedaço de algodão no álcool e esfregue sobre a mancha, muitas vezes a peça não necessita ser lavada pois só o álcool já retira a mancha.

Mancha de vela
Passe a peça entre dois papeis, tipo saco de pão ou papel toalha.

Manchas de goma de mascar/chiclete
Embrulhe um cubo de gelo em cima da goma até que ela endureça e se solte naturalmente.

Mancha em camurça
Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída. Outra dica é passar miolo de pão sobre a mancha. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

Mancha de tinta de cabelo
Passe sabão de coco sobre a mancha na roupa seca até deixar uma camada com pedacinhos de sabão sobre a roupa e em seguida jogue água fervente. A mancha sai na hora. Lave a peça com água para tirar o excesso de sabão de coco.

Você tem alguma dica? Gostaria de ouvir. Deixe um comentário.

Até a próxima!
Paula Fuzeto
Blog Chega de Bagunça

6 comentários:

giselyinvestor disse...

Realmente muito legal esse post, afinal quem nunca manchou uma roupa querida?

Paulinha disse...

É verdade!!!
Eu mesmo, domingo manchei um top novíssimo de graxa (no portão), dai tive que dar um google pra descobrir como tirar.
Bjs e tks pela visita.
PS: Seu blog é bem bacana, mas diria que meu marido está me educando financeiramente na marra!!!

Adriana disse...

Oi, Paulinha! :-)
Olha, acabei de chegar de um tour por diversas farmácias do bairro. Só achei Bórax/ácido bórico em pacotes de 20g. A receita pede 1Kg. Jà imaginou o servicinho de "corno"... hehehehehehehehe
Você já fez esta receita? Encontrou pacote de 1Kg de bórax? Ouvi dizer que é ótimo como "mata baratas", é só misturar com miolo de pão e largar pelos cantinhos, mas eu tenho um totó e tenho medo que ele coma e se intoxique ou morra.
Bjksss

Marcela disse...

para tirar manchas de desodorante: qual o tipo de água oxigenada (volume)?

Vania disse...

Tenho uma dica ótima para mancha de gordura tbm, pingar multi uso desengordurante em cima da mancha, despejar um pouco de agua fervendo, esfregar com as mãos e enxaguar,se quiser repita a operação,por garantia...dá certinho !!!
E um palpitinho, a agua oxigenada é de 10 volumes.
Parabéns pelo seu blog,e desculpe pelos palpites !!!

teca disse...

Gostaria de saber como tirar gordura de cabo de panela de aluminio

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails