sexta-feira, 19 de agosto de 2011

3 Características de pessoas com a casa organizada


Três características comuns de pessoas que tem a casa organizada e das que não tem!
A primeira diferença é que a pessoa com a casa organizada tem uma pequena rotina que segue todos os dias para manter a casa em ordem. Quando ela entra pela porta com a correspondência, ela tem uma rotina que segue imediatamente separando a correspondência importante e livrando-se das malas diretas recebidas pelo correio. Quando essa pessoa cozinha ela tem uma rotina para manter a pia limpa, pois enquanto ela cozinha ela lava os utensílios que não irá mais utilizar. Quando ela se prepara para dormir, ela tem uma rotina para colocar a roupa suja no cesto e separar a roupa que usará na manhã seguinte. Há rotinas para lavar roupa e limpar a casa, e essa pessoa também sempre pendura o casaco e guarda as chaves sempre no mesmo lugar.

Descrevendo assim, essas rotinas parecem um grande fardo, mas na verdade elas fazem parte do seu comportamento.

A segunda diferença da pessoa que tem uma casa sempre organizada, é que ela tem desprendimento emocional para bens físico. Mas isso não quer dizer que ela seja desprovida de sentimentalismo - ela valoriza seus álbuns de fotos cheios de memórias de família ou aquela joia de família - mas ela não forma ligações sentimentais com catálogos, aparelhos de cozinha ou objetos. Ela aprecia e utiliza esse material quando ele funciona e atende as necessidades, mas também está disposta a se desfazer das coisas quando elas deixam de ser úteis ou ela já não aprecia o item.

A terceira diferença de uma pessoa com que tem a casa sempre organizada é o senso de otimismo e responsabilidade com o futuro. Ela certamente tem reservas financeiras e se certifica de guardar uma quantia apropriada para sua aposentadoria, mas ela não guarda em seu armário um monte potes de margarina vazios apenas para o caso de ela um dia precisar deles. Ela está preparada para o futuro, mas não tem medo dele.

Obviamente, há pessoas com a casa desorganizada que têm atributos semelhantes. No entanto, os atributos são ligeiramente diferentes, de alguma forma. Por exemplo, a sua rotina diária pode ser jogar o casaco por cima do encosto do sofá em vez de pendurá-lo no armário ou deixar louça lavada escorrendo em cima da pia em vez de guardá-la no armário. Há rotinas, mas não são rotinas que ajudam a casa a ser mais ordenada.

Você pode se tornar uma pessoa mais organizada.
O primeiro passo é implementar rotinas diárias, pois elas ajudam a manter a casa organizada, e honestamente isso muda toda a nossa vida para sempre, já faz anos que sigo uma rotina para a casa, e mesmo quando a faxineira não aparece, não entro em pânico, pois sei que basta seguir a rotina para manter a casa em ordem e organizada.

O segundo passo é treinar o olhar para um objeto e não anexar uma quantidade desproporcional de sentimentalismo a ele. Muitas vezes aquela lembrança que você ganhou de um amigo que fez uma viagem, é apenas uma lembrança, certamente porque ele ficou constrangido de não lhe oferecer nada na volta, você pode se livrar da lembrança, o que não quer dizer que você se livrará do amigo. Finalmente, aprenda a enxergar o futuro com fé, e que ele será tão bom ou melhor do que o seu passado. Guardar coisas que não necessita, apenas mantém seus armários cheios, e impede que você abençoe outras pessoas que precisam de tais itens. Isso talvez impeça que Deus abençoe sua vida com algo melhor.


Até a próxima
Paula Fuzeto
Blog Chega de Bagunça

24 comentários:

lilian vieira disse...

oi querida, você tem razão ,rotinas são esenciais, sigo as minhas sempre, aprendi muito seguindo as suas dicas, obrigado! bjos.

Coisas de Manuh disse...

Adorei as dicas, eu sou bem organizada, nunca perdi minhas chaves rss tenho cada coisa para um lugar.

bjo

Gisele Lopes disse...

Adorei o post, eu tenho aprendido muito por aqui, e uma rotina é essencial para nos mantermos organizadas. bjoss
blogcasadaefeliz.blogspot.com

Solange disse...

sigo minha rotina direitinho...
abro meu blog, e vejo se vc tem atualizações...rs

gosto muito daqui.

bjs.Sol

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Ótimo post, estou em busca de algo assim...

Bjs e ótimo findes!!!

IMAGINAÇÃO & ARTES disse...

Oi querida Paula! Como você sabe sou fãzona de seu blog. Meu sonho de consumo é ser organizada...
Você bem que poderia abrir um espaço no seu blog pr anos ensinar a "destralhar " também o coração.

Obrigada pelos ensinamentos,


Raquel Abreu

Hevelyn Santos disse...

Paula, parabéns pelo blog. Venho aqui fazer uma visitinha sempre que possível. Este ultimo post está excelente!!! Deus abençoe sua vida!!!

Hevelyn Tatiane Guedes Santos

Elisângela disse...

Aff...miga agora você me deixa confusa rsrsrs ( não sei se sou organizada ou desorganizada, pois tem um pouco de tudo rsrsrs ).

Você bem que poderia disponibilizar a sua rotina pra gente, não é? ( quem sabe eu aprendo kkk ).

Beijos e depois que descobri seu blog não te largo mais, viu?.

Visiste o meu quando puder: www.familiapresentededeus.blogspot.com ( não é tão lindo quanto o seu, mas um dia eu chego lá.).

Iolanda disse...

vc tem toda razão.Vou tentar seguir as suas sugestões. Obrigada.

Aline disse...

Interessante este post !!
Mas como criar e manter este hábito quando não se tem diarista para te ajudar e duas crianças pequenas em casa ??

Complicado ...

Bjinhuss

Renata disse...

Oi Paula!
Ah! Como eu gostaria de ser assim...desprendida e desapegada...
Não sou extremamente organizada. Tenho minha rotina, sem neura. Não me desespero se a louça fica no escorredor, pelo contrário, facilita pois sempre uso os mesmos pratos, a mesma quantidade de copos e de talheres.
Gostaria muito de não criar "laços" com os objetos. Sei que tenho coisas aqui em casa que não tem mais nenhuma função e nem sei porque não jogo fora. Minha esperança é que com a mudança para um apê menor, em breve, eu consiga me desfazer de muita "tralha"!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Lúcia Soares disse...

Gostei muito. Definitivamente sou uma pessoa organizada. Mas não necessariamente minha casa anda organizada...Isso porque filhos e maridos interferem na rotina. Se não seguem, dá no mesmo ser ou não organizada.
Depois de muito me aborrecer, quando me perguntam onde está alguma coisa, simplesmente respondo: "A minha eu sei onde está. A sua, está onde vc a colocou". Simples, não? rsrs

Sandra Sakurai disse...

Ótimas dicas, mas a família toda precisa colaborar! O que é complicado... rs...,

bjs

Marjorie disse...

Amei o post! =)

Bruno César Bulnes disse...

Ótimo texto. Vou acrescentar dizendo que essas características não se aplicam somente a maneira de manter uma casa organizada, mas também ao modo de vida de uma pessoa.
Se pararmos para pensar um pouco, vamos ver que essas características fazem parte das pessoas que alcançam o sucesso em suas vidas.

Bjs.

SANDRA disse...

olã, bom dia!
de todos os seus pots ma-ra-vi-lhossoooooooooo que vc escreveu, esse foi perfeito e se encaixa exatamente para o meu momento!
obrigada!

Angela Scavazza disse...

Muito boa sua postagem!!!!!!
Bjs!

Renata disse...

Ótimas dicas!!! Estou na luta tentando encontrar uma maneira de deixar minha casa arrumada sem que isto me custe a maior parte do dia. Seguirei suas dicas a partir de agora e farei meu marido seguir também, afinal ele é quem mais precisa saber disso tudo! Rs

Su disse...

Adorei. texto simples e verdadeiro.
beijocas

Mariângela Conti disse...

Poxa... seu texto me fez pensar muito...principalmente em me desapegar de coisas e favorecer a outros. Obrigada.

Abraço.

Diane Lorde disse...

Só ainda não consigo ir lavando a louça enquanto cozinho, mas eu chego lá...rs
Grata pelas boas dicas de sempre!

Elica Lopes Vequeti disse...

Oi. Amei o post. Muito bom falar sobre organização... Bjos!

Nina disse...

To sem palavras, isso foi mt bonito, sabia? Mais do que um post sobre organizacao, foi algo pra vida...
Inspiracao total :-)

Meu emagrecimento disse...

"Guardar coisas que não necessita, apenas mantém seus armários cheios, e impede que você abençoe outras pessoas que precisam de tais itens. Isso talvez impeça que Deus abençoe sua vida com algo melhor."
Estou sofrendo muito com isso! Estou desesperada, chorando muito e não sei mais o que fazer. Estou com dificuldades para começar, seu blog é uma esperança para mim.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails